Nome de código
O nome "Natal" faz referência a cidade brasielira de Natal do Rio Grande Do Norte. "Um de nossos pesquisadores, Alex Kipman, é do Brasil e ele escolheu a cidade de Natal como um tributo a seu País. Além disso, ele sabia que Natal também significa nascer, em latim. Considerando o novo público que será atraído ao Xbox 360 pela novidade, o nome encaixou perfeitamente”, respondeu a empresa.
Funcionamento
Há duas câmeras: uma RGB, que reconhece o rosto e exibe vídeos, e outra infravermelha (IR), para reconhecer movimento e profundidade. Por que uma câmera IR? O olho não vê a luz infravermelha. E quando se combina uma câmera IR com um emissor IR (que faz parte do Kinect), a sala fica inundada com um espectro de luz invisível que funciona até no escuro. O Kinect também possui um sistema de processamento interno para lidar com a quantidade não especificada de trabalho em reconhecer imagem e voz de forma inteligente. Ele divide o corpo humano em 48 pontos, identificados em tempo real, e ele reconhece o corpo todo no espaço-Z — ou seja, o Kinect têm noção de profundidade. De fato, num mapa de calor (heatmap) que mensurava profundidade, minhas mãos pareciam mais quentes que meus ombros, porque elas estavam mais perto do aparelho. O Kinect é tão esperto que, se sua sala tiver dois sofás que limitem o espaço de jogo, ele envia um sinal ao jogo para estreitar o espaço. Ele consegue reconhecer uma dimensão de 38 por 51 centímetros da sala, de acordo com estimativas informais do líder do Project Natal, Kudo Tsunoda. Em testes experimentais ficou comprovado que o Kinect possuí uma tecnologia visivelmente maior e inovadora do que todos os seus concorrentes, mesmo só tendo conseguido extrair por enquanto 70% de toda a capacidade do aparelho. O mais supreendente é que o jogador pode falar com os personagens do jogo e outra coisa, eles entendem e cumprem as ordens (sem falar da interface por voz). Também tendo utilidades como poder assistir filmes e conversar com outras pessoa sendo que elas podem dar ítens para o seu personagem.
Sensor
O sensor do Kinect (Project Natal), tem cerca de 23 cm de comprimento horizontal. Ele têm 5 fatores principais: 1º. Câmera RGB (Red, Green, Blue) que permite o reconhecimento facial perfeito da pessoa que está em frente do console. 2º. Sensor de profundidade, que permite que o acessório escaneie o ambiente a sua volta em três dimensões. 3º. Microfone embutido, que além de captar as vozes mais próximas, consegue diferenciar os ruídos externos. Dessa forma, barulhos ao fundo não atrapalham o andamento do Kinect. O microfone também é capaz de detectar várias pessoas diferentes em uma sala (só não se sabe se a precisão é perfeita, já que é comum, por exemplo, irmãos com vozes parecidas). 4º. Próprio processador e software. 5º. Detecta 48 pontos de articulação do nosso corpo, ou seja, possui uma precisão sem precedentes.
Lançamento
O Kinect chegou nos EUA em 4 de novembro de 2010, no Brasil em 18 De novembro. Ao chegar ao Brasil, o Kinect ainda não teve reconhecimento de voz (que identifica a pessoa pela voz) em português, "ele terá de ser atualizado com o tempo", diz a Microsoft Brasil.
Defeitos
Um pouco antes do seu lançamento, vazou na internet que o sensor estava com problemas de sincronizar jogadores afro-descendentes, mas o problema foi corrigido antes do lançamento. Também o sensor necessita de uma distancia entre o jogador e o sensor de no minímo 2 metros, e isso está causando um pouco de dor de cabeça para certos jogadores que não possui o espaço na sua sala ou até mesmo no seu quarto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário